top of page
  • Foto do escritorPROMAD Jr.

Aumento de lucro e produtividade? Entenda a implementação de um layout planejado

Atualizado: 12 de set. de 2020


Fonte: https://novida.com.br/blog/layout-industrial/ A palavra layout vem do inglês, e está relacionada com o estudo da disposição e alocação das pessoas, ferramentas, móveis, maquinários ou áreas, através do emprego de uma metodologia aplicada e muito bem estruturada. A sua implementação é fundamental para a produtividade da empresa, tendo como objetivo atingir o máximo rendimento da produção e otimizar o ambiente de trabalho.

As empresas que querem assumir a liderança do mercado competitivo, precisam de um layout muito bem planejado, pois tal fator faz com que os custos diminuam, que a produtividade aumente significativamente e garante melhor competitividade para a empresa.

Porém o uso inadequado do layout ocasiona:

  • Retardamento excessivo: isso significa que a empresa pode demonstrar uma deficiência na distribuição espacial. A demora acima das expectativas pode ser um indicador de falhas quando se fala no uso do espaço físico.

  • Má projeção de locais de trabalho: Decorre, muitas vezes, do fato de a projeção ter sido elaborada por pessoal não qualificado ou por certo grupo de pessoas com interesses.

  • Perda de tempo no deslocamento de uma unidade a outra: tal fato cria enormes prejuízos à organização, por causa do lapso de tempo decorrido entre unidades da organização, unidades de uma mesma área ou, com frequência, unidades de várias áreas.

Fonte: http://www.frotacia.com.br/governo-de-sao-paulo-anuncia-medidas-que-beneficiam-setor-automotivo/

Os principais tipos de Layout:

1 – Layout por produto: As máquinas e os recursos produtivos são organizados de maneira que a fabricação e o processo sejam realizados segundo uma sequência fixa. Nesse sentido, os operários ficam parados nesse arranjo e uma esteira transporta o produto para as estações de trabalho seguinte. Portanto o fluxo de produtos, informações e cliente é bastante claro e previsível, sendo fácil de controlar.

Características: ● Operários e máquinas são fixos; ● Tarefas são especializadas; ● Menos flexível quanto a mudanças de produtos. Vantagens: ● Movimentação adequada de materiais; ● Baixo custo por unidade para altos volumes de produção; ● Baixa quantidade de estoque de produtos em processamento. Desvantagens: ● Trabalho repetitivo; ● Alta dependência entre as atividades, sendo que uma falha em uma determinada etapa pode prejudicar todo o processo. Alguns exemplos de implantação: indústrias automobilísticas e restaurantes self-service.

2 – Layout por processo: Processo em que os recursos, como funcionários e equipamentos, são organizados em torno do processo em si, agrupando postos de trabalho ou departamentos de acordo com a função. Isso significa que existe um roteiro de processo a processo, de acordo com as suas necessidades.

Características: ● Mão de obra especializada; ● Máquinas semelhantes agrupadas; ● Menor vulnerabilidade a paradas; ● Grande flexibilidade para a troca de produtos. Vantagens: ● Fácil supervisão dos equipamentos e instalações; ● Como há menor quantidade de funções, a facilidade no treinamento é muito maior. Desvantagens: ● Maior estoque em processo; ● Menor velocidade de movimentação; ● Baixa utilização de recursos.

Alguns exemplos de implementação: hospitais, bibliotecas e supermercados.

3 – Layout com posição fixa: Consiste na permanência fixa do produto em uma determinada posição, por ser ou muito grande ou estar em um estado delicado para o deslocamento. A montagem de cada componente é realizada por equipes diferentes que depois as enviam para a equipe de montagem final responsável pelo produto final.

Características: ● Recursos e pessoas se movimentam; ● Utilização de grandes áreas; ● Grande atividade de transporte. Vantagens: ● Alta flexibilidade de produto; ● Variedade alta das tarefas para a mão de obra; ● Produto ou cliente não movido. Desvantagens: ● Custos por unidade muito altos; ● Pode exigir muita movimentação de máquinas ou mão de obra; ● Programação de espaço ou de atividades pode ser bem complexa.

Alguns exemplos de implementação: turbinas a gás, indústria aeroespacial e aeronáutica e rodovias.

4 – Layout celular: Esse fica dividido por setores, seguindo uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção/montagem. Ele aumenta a velocidade do sistema e agrega flexibilidade no sistema produtivo, já que as células de manufatura podem produzir produtos diferentes e atender a demandas que uma linha em série não conseguiria.

Características: ● Máquinas são arranjadas seguindo a sequência do processo de produção de uma família de produtos; ● A taxa de produção para a célula é determinada pelo tempo de ciclo para o sistema; ● A célula é usualmente projetada na forma de uma linha em “U”.

Vantagens: ● Bom equilíbrio entre custo e flexibilidade para operações com alta variedade; ● Maior facilidade no planejamento e no controle da produção; ● Motivação por conta do trabalho em grupo. Desvantagens: ● Alto custo para reconfiguração do arranjo;

● Reduz o nível de utilização de recursos.

Fonte: https://www.vectorstock.com/royalty-free-vector/isometric-automated-production-line-concept-vector-13729251

Etapas para a elaboração de layout para a sua empresa:

Alguns fatores devem ser considerados antes de implantar de fato um dos tipos de layout, como por exemplo:

  • Determinar a quantidade a ser produzida;

  • Planejamento do edifício;

  • Número de máquinas;

  • Desenvolver os instrumentos que permitam uma visualização clara e objetiva do layout;

  • Definir os objetivos;

  • Verificar iluminação, higiene, segurança e ventilação;

  • Seleção do melhor tipo de layout.

Como selecionar o melhor tipo de layout para a sua empresa?

Para realizar essa escolha, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:

  • Tipo de produto – se é um bem ou serviço; saber os padrões de qualidade e seu desenho;

  • Tipo de processo de produção – tipos de material, tecnologia utilizada;

  • Volume de produção – de pequeno, médio ou grande porte;

  • Custos fixos e variáveis.

A implementação do layout perfeito é um processo bastante complicado, com várias variáveis a serem consideradas e caso aplicada de maneira incorreta pode acarretar em enormes prejuízos para a empresa como um todo, ou seja, tanto para seus trabalhadores, como processo de produção e geração de lucro.

A fim de evitar todos os problemas e fazer com que sua empresa obtenha o máximo rendimento na produção e otimização do ambiente de trabalho, entre em contato com a PROMAD Jr. clicando aqui! Você vai encontrar essa e outras soluções para o seu negócio!!


2.226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encontre a solução que você procura!
DIAGNÓSTICO GRATUITO

Estamos a disposição para tirar qualquer tipo de dúvida e conversar com você.  Caso queira ter uma opinião sincera sobre o seu negócio clique abaixo:

bottom of page